A ideia de fundar uma Associação dos Motociclistas em Uberaba (MG) nasceu em meados de 2012 quando o José Carlos Tosta Castro (Carlim da Supermotos), vendo a necessidade e a ausência de uma entidade regulamentada, organizada que, adequasse às Legislações Vigentes, visando defender os interesses, buscar a conciliação e fraternidade da classe de motociclistas (Moto Clubes, Moto Grupos), estimular esportes praticados sobre motocicletas de modo geral, bem como eventos, viagens e incentivar entre os associados, atividades destinadas à filantropia.
Assim, com a chancela dos motociclistas que acreditaram na ideia, em 12 de março de 2013, foi lavrada a 1ª ATA de Fundação e a Elaboração do Estatuto da Associação dos Motociclistas e Moto Clubes de Uberaba – A.M.M.U.
A Assembleia foi presidida e coordenada pelo Presidente ad doc Daniel Oliveira Castro para o Biênio 2013/2015 da Chapa Fundadora, constituída e Todos já devidamente qualificados em epígrafe, foram empossados nos seus respectivos cargos.
Diretoria Executiva:
Presidente: José Carlos Tosta Castro,
Vice-presidente: Celso Aparecido Pereira,
1º Secretário: Márcio Augusto Damasceno,
2º Secretário: Elton Masson Moura,
1º Tesoureiro: João Batista Diniz,
2º Tesoureiro: João Carlos Batista.
Conselho Fiscal:
Titular: João Batista Diniz,
Titular: João Carlos Batista,
Titular: Júlio César Silva,
Suplente: Carla Aparecida Alves,
Suplente: Paulo Sérgio Caetano,
Suplente: Alessandro Rodrigues de Souza.
Conselho Ético:
Titular: Armando Alves Moreira Júnior,
Titular: Franciene Soares Rocha,
Titular: Felipe Silva Ribeiro,
Suplente: Marcelo Costa Urzedo,
Suplente: Celso Aparecido Pereira,
Suplente: Márcio Augusto Damasceno.
Nesta data, 12 de março de 2013, com prova da livre vontade de cada um, legitimou-se a NOVA Associação dos Motociclistas e Moto Clubes de Uberaba – A.M.M.U.
Em 30 de janeiro de 2019, a Diretoria em exercício, vendo a necessidade a atualizar e adequar às novas legislações convocou os Associados em pleno gozo de seus direitos estatutários, através de Edital, para uma Assembleia Geral Extraordinária, que se realizou no dia 15 de fevereiro de 2019, para tratar de readequações estatutárias, eleição e posse da Diretoria e Conselhos para a gestão 2019-2022.
Seguindo a pauta do dia, as readequações estatutárias descritas e apresentadas pelo Presidente José Carlos Tosta Castro e assistida pelo Dr. Cesar Donizetti Martins – OAB-MG: 42754, discutidas e aprovadas por unanimidade. Em seguida, apresentou a Assembleia a composição de nomes da chapa única para votação nos moldes do novo estatuto readequado.